Ciência e Religião

Para quem não sabe, este ano celebrou-se o aniversário de 200 anos de nascimento de Charles Darwin, em 12 de Fevereiro, e em 24 de novembro será o aniversário de 150 anos de publicação de A Origem das Espécies. Há muito material que associa o evolucionismo à uma negação da religião ou mesmo ao ateísmo, mas não é bem por aí. Listo algum material interessante sobre Religião e Ciência. Minha opinião fica pra outro dia.

O primeiro texto é do blog Visões da Vida. Neste link o autor discorre sobre as motivações dos dilemas de fé que Darwin enfrentou até o final de sua vida, que muitos atribuem às suas descobertas científicas, mas o autor defende dever-se à tragédias pessoais do naturalista. Gostei do texto porque convivo com dúvidas semelhantes às de Darwin.

Em O Ateu Com Dúvidas, Pedro Sette Câmara critica a suposta convicção ateísta.

O blog Tubo de Ensaio, que acompanho há algum tempo, tem como assunto justamente a relação entre a Religião e a Ciência. Seu autor Márcio Campos, que é católico, apresenta argumentos conciliadores entre os dois temas. Há muito material interessante, em especial uma série sobre uma coletânea da Fundação John Templeton, em que 13 pessoas de diversas áreas (físicos, biólogos, astrônomos, religiosos) responderam à questão “A Ciência torna obsoleta a crença em Deus?”. O destaque vai para o astrofísico Victor Stenger e para o biólogo evolucionista Kenneth Miller.

Finalmente o episódio de Penn & Teller, “Bíblia Bullshit!”.

parte 1

parte 2

parte 3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: